Veja As 55 Especialidades Médicas E 59 Áreas De Atuação

· 2 min read
Veja As 55 Especialidades Médicas E 59 Áreas De Atuação

Trabalhar na área da saúde é o objetivo de muitos jovens, que podem ficar perdidos diante de tantas possibilidades de carreira. Só entre as especialidades da Medicina existem 55 opções, segundo informações do Portal CFM. Com um leque tão diversificado assim, a escolha profissional pode se tornar um verdadeiro desafio para o universitário. Isso porque, com o avanço da tecnologia, as pessoas estão reconhecendo sua importância e priorizando melhor o cuidado com a saúde.

  • Um angiologista trata doenças que afetam as artérias e veias (vasos sanguíneos), bem como os vasos linfáticos – obstruções arteriais,varizese aneurismas, por exemplo.
  • A Clínica Médica é considerada uma das áreas bases da medicina, uma vez que engloba conteúdo das diversas especialidades clínicas.
  • Os graduados na área prescrevem medicamentos e procedimentos, como mudança de comportamento através de dieta e exercícios ou cirurgias.
  • Se você quer descobrir qual a melhor especialização em Medicina, saiba que essa é a profissão certa para quem se interessa pela promoção da saúde da população feminina, ou seja, há alta demanda por especialistas dessa área.



Além de sua relevância na preparação do paciente para cirurgia, o especialista também intervém em exames invasivos, quadros de dor intensa e monitoramento de sinais vitais, entre outras ações. O psiquiatra investiga problemas mentais, desde depressão e transtornos de ansiedade até quadros mais limitantes como psicoses e esquizofrenia. Com frequência, o médico dessa especialidade trabalha em conjunto a psicólogos para garantir  o tratamento combinado ao paciente — psicofármacos em conjunto à psicoterapia. A Neurologia é voltada para a identificação de  problemas que afetam o sistema nervoso central — cérebro e medula espinhal, além de nervos e junção neuromuscular. O médico dessa área normalmente atua em conjunto com outros especialistas da Medicina, como psiquiatra e oftalmologista, além de profissionais de outras áreas, como psicopedagogos e neurocientistas.


Conheça As 10 Especialidades Médicas Mais Procuradas No Brasil


Antigamente, todos os tipos de câncer eram tratados por esse especialista, porém, a criação da hematologia propiciou uma divisão específica para cada área. Este é um ramo da medicina que se dedica ao estudo e emprego dos raios X e de outras energias radiantes, com fins diagnósticos e terapêuticos. Esse é o momento ideal para fazer a sua escolha, uma vez que a teoria dará lugar à prática, e os alunos realizarão diversas tarefas cotidianas da medicina, como passar visita, realizar pequenos procedimentos, prestar consultas e plantões.

Geriatria: Função, Diferença Para Gerontologia, Formação, Quanto Ganha


Pois no hospital espera-se mais intervenção ou procedimentos invasivos, mais utilização intensiva e extensiva da tecnologia, menos autonomia do paciente. Os próprios médicos, os pacientes e os gestores do sistema público e do privado não reconhecem o valor (a importância) do clínico.  https://cutt.ly/d8gTbzU  relação a uma criança, entretanto, na maioria das vezes, se refere inicialmente ao pediatra.



Existem diferentes tipos de transplante de medula óssea, que são indicados para tratamento de uma série de doenças. A Medicina Intensiva Pediátrica é uma especialidade  médica destinada ao trabalho em Unidades de Terapia Intensiva para saúde infantil. Ergometria é a ciência que mede a quantidade de trabalho realizado pelo corpo durante um exercício físico. Também é a ciência responsável por cuidar da postura durante o trabalho. O teste ergométrico é interpretado  cirurgiao cardiaco bh  especializados.