Este médico trata de todas as doenças não-cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas, e apenas em adultos. Pode acompanhar pacientes em clínicas, hospitais, pronto-socorros, unidades básicas de saúde, empresas e em domicílio. O clínico geral é um especialista em clínica médica geral (clínica de adultos) credenciado por meio de um programa de Residência Médica devidamente credenciada pelo Ministério da Educação ou pela sociedade de especialidade. No entanto, é importante frisar que a Clínica Médica, como especialidade, engloba a atenção primária/atenção básica concentrada no nível ambulatorial, mas também a medicina interna, responsável pela visita dos pacientes internados. O profissional formado em Medicina de Família e Comunidade é o especialista nas pessoas, sem restrição de idade, gênero ou doenças, podendo tratar do bebê ao idoso.
- Esse médico pode trabalhar tanto em hospitais quanto em clínicas e consultórios particulares.
- Contudo, como é parte obrigatória na formação médica e uma das áreas base da medicina, todo hospital geral tem um serviço de clínica médica.
- Por isso, passar por um clínico geral antes pode te ajudar a resolver o problema.
- A observação clínica analisa a história da doença que leva a pessoa a procurar o médico, e realiza o exame físico do paciente em seus menores detalhes em busca de dados para a elaboração do diagnóstico e do prognóstico.
- Dependendo da avaliação médica, o médico poderá iniciar algum tipo de tratamento ou direcioná-lo a um outro especialista.
Como resultado, ao visitar um clínico geral antes de um especialista, o paciente evita consultas desnecessárias, pois o profissional irá fazer o diagnóstico e indicar a melhor especialidade para o seu caso. A diferença dessa especialização médica para as outras é, justamente, que o clínico geral é o único que se relaciona com todos os demais. A sua formação o prepara para ter conhecimento do funcionamento do organismo humano todo e para saber que atitude tomar — se vai tratar ou encaminhar ao devido especialista. Contudo, a importância desse profissional vai ainda além, como verá pelos tópicos a seguir.
Como É Uma Consulta Em Clínica Médica
Além de compreender os sintomas podendo encaminhar o paciente a outro especialista caso o problema necessite de cuidados específicos, o Clínico Geral também auxilia no tratamento de enfermidades graves e tratadas por várias especialidades ao mesmo tempo. O clínico geral pode ser consultado quando a pessoa sofre com dores ou com algum tipo de mal estar e não sabe qual especialista procurar. Um sintoma pode ter diversas origens e somente um clínico geral poderá encaminhar o paciente para um especialista em casos específicos.

Acompanhamento Do Especialista

O Clínico Geral irá direcionar de maneira mais eficiente as doenças a serem diagnosticadas e tratadas, indicando assim a especialidade médica mais adequada para cada caso. https://bit.ly/3IDyaVJ os sintomas mais comuns tratados por esta especialidade, encontramos dor de cabeça, vômitos, mal-estar em geral, tontura, fadiga, diarreia e dores no peito. O clínico é um médico generalista, por isso, precisa ter um leque bastante abrangente de conhecimento médico.
Nesse sentido, uma função do generalista é realizar o primeiro atendimento, podendo prescrever um tratamento ou encaminhar para um especialista, dependendo da complexidade do caso. Portanto, o ideal é procurar por eles quando origem de um problema já é conhecida, ainda que de modo aparente. Afinal, nem sempre um sintoma pode indicar uma doença naquele local específico. Muitas vezes, ao procurar uma instituição de saúde, o paciente pode ser encaminhado para uma especialidade após uma triagem. O termo “clínico geral” é erroneamente e popularmente utilizado para designar o médico que é apenas graduado em “medicina”, e não possui, necessariamente, alguma especialização. Mas, o termo mais correto para designar o médico sem especialização, é “generalista”.